Perguntas e Respostas

 

 

01

Quanto tempo preciso para me aposentar por idade?

 

Em regra geral 15 anos de contribuição/serviço, entretanto há uma tabela progressiva que varia entre 5 anos a 14 anos. Verifique se possui direito adquirido na ASSPrev.

02

Quanto tempo preciso para me aposentar por tempo de contribuição?

 

Em geral, a aposentadoria por tempo de contribuição, não exige idade mínima e é satisfeita quando há 35 anos de contribuição se homem e 30 anos de contribuição se mulher. Por essa regra incide o fator previdenciário que leva em conta o tempo e a idade. 

Com as novas regras aprovadas,  para não ter aplicação do fator previdenciário, o contribuinte deverá obedecer a regra 85/95 até 2018, permanecendo a obrigatoriedade mínima de 35 anos contribuídos para homem e 30 anos para mulher.

03

Ainda existe Aposentadoria Proporcional?

 

Sim, Você que trabalhou antes da emenda constitucional de 1998 pode se aposentar aos 25 anos se mulher ou aos 30 anos se homem, pagando-se o pedágio de tempo. Trata-se na verdade de regra de transição somente para alguns casos específicos.

04

Nunca paguei INSS, tenho direito a algum benefício?

 

Da Previdência Social não, a Previdência é um seguro, se você paga, tem direito aos seus benefícios, se não paga não tem direito. O que todos confundem é o direito ao LOAS, que é um benefício assistencial ao idoso ou deficiente físico cuja renda per capita familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo, que é pago pela Assistência Social, embora administrado pelo INSS.

05

Quanto devo pagar por mês de INSS?

 

Depende de sua característica de contribuinte. Você pode pagar sobre 5%, 11% ou 20% mensal de 01 salário mínimo até o limite do teto. Faça seu estudo previdenciário na ASSPrev e programe sua aposentadoria com antecedência.

06

Trabalho para várias empresas e estou pagando INSS acima do teto, sou beneficiado?

 

Não, procure a ASSPrev e se informe sobre seu direito a restituição.